quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alterações na composição corporal decorrentes de um treinamento de musculação em portadores de síndrome de Down


Os portadores de síndrome de Down compõem um grupo específico onde se observam prevalências de sobrepeso e obesidade superiores às verificadas em populações adultas consideradas saudáveis.
É observado na literatura epidemiológica que os portadores de síndrome de Down necessitam diminuir os níveis de gordura corporal, principalmente por considerar que o sobrepeso e a obesidade estão associados a males à saúde e qualidade de vida.
Em um estudo de caso, analisaram o aumento da resistência muscular localizada e os efeitos de um treinamento de musculação para um jovem com síndrome de Down. O protocolo de pesquisa contemplou apenas exercícios para os membros superiores, com três séries de 12 repetições com cargas moderadas e por um período de seis meses. Apesar de não ter havido modificações significativas, o treinamento promoveu, além de tendência para o aumento da resistência muscular, alterações positivas na composição corporal. Na presente pesquisa, onde os exercícios envolveram maior número de grupos musculares em seu protocolo, observaram-se resultados satisfatórios e significativos, corroborando a tendência encontrada no estudo de caso, levando-nos a perceber que o treinamento executado de forma sistemática e adaptado a cada situação proporciona benefícios relacionados com a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes